terça-feira, 25 de outubro de 2011

Pintura em tela com tinta acrílica x Pintura em tela com tinta à óleo


Pintura em Tela com tinta acrílica x Pintura em tela com tinta á óleo

Pessoal, quero expressar minha opinião sobre as vantagens e desvantagens da tinta à óleo e da tinta acrílica sobre tela. Pintar com tinta acrílica requer agilidade e uma certa pré-definição do resultado pretendido com antecipação à pintura e embora a qualidade das tintas acrílicas nacionais tenha melhorado com o decorrer dos anos, não encontramos com facilidade no mercado local (no caso o da minha cidade) produtos importados que auxiliam neste tipo de pintura.

Iniciei na pintura em tela, a 14 anos atrás, trabalhando com a tinta à óleo, que apesar de possibilitar uma gama quase infinita de tonalidades através dos degradês que realizamos através das misturas de cores, também tinha suas desvantagens, especialmente no tocante ao tempo que se espera pra secagem das camadas de tinta, quando se quer preservar a tinta aplicada e sobre ela aplicar um efeito específico. Essa demora na secagem da tinta é paradoxalmente também uma vantagem, pois facilita a vida de iniciantes em pintura e proporciona diversos efeitos que pintores profissionais não atingiriam com outros matériais.

Notava também que com o passar dos anos a tinta à óleo não preservava a mesma beleza e exuberância da tonalidade aplicada no primeiro momento da pintura, tendo uma tendencia a escurecer um pouco com o passar do tempo (bem, talvez isso possa ser fruto do meu desconhecimento com os solventes utilizados pra diluir a tinta, da baixa qualidade deles ou mesmo pela baixa qualidade dos produtos nacionais, não sei ao certo, só um químico pra descobrir... hehehehe).

A tinta acrílica para pintura em tela, por outro lado, por ser um produto mais recente em relação a tinta à óleo, enfrenta algumas discriminações por artistas que preferem trabalhar com a tinta a óleo... Muitas vezes é tido como um material secundário e menos nobre.

Eu particularmente optei por utilizar a tinta acrílica pela rapidez da secagem (alguns minutinhos), pelo vigor que as cores mantêm ao longo do tempo e pela praticidade que é ter um solvente natural como a água (o que me evita alergias com a terebintina e com os outros solventes que se utiliza na pintura a óleo, sem falar na toxicidade).

Foi um trabalho de muitos anos pra me adaptar a tinta acrílica em tela, mas hoje em dia não o troco por outro... Tenho descoberto maneiras de trabalhar a tinta acrílica que se aproxima muito da tinta à óleo e até mesmo da aquarela. A tinta acrílica proporciona uma praticidade muito grande devido a rapidez de secagem e tem me deixado muito satisfeito com os resultados obtidos depois de tantos anos estudando esta técnica.

A tinta a óleo esta consagrada desde muito tempo pelas pinturas dos mestres do passado e pelas dos pintores contemporâneos também e sempre será. É um material mais nobre e os resultados maravilhosos já obtidos ao longo do tempo atestam sua eficácia e a beleza e variedade dos trabalhos que se podem obter com o seu uso, entretanto apoio que devemos nos lançar em busca de descobrir novas possibilidades, e através da pintura com a tinta acrílica, como material contemporâneo, é possível oferecer à pintura mais possibilidades.

Um abraço a todos,
especialmente aos conservadores.

Kikko Silveira

12 comentários:

  1. concordo plenamente com vc...parabéns!

    ResponderExcluir
  2. OBRIGADA, ÓTIMA CRITICA! ME FEZ DECIDIR QUAL TINTA EU DAREI PARA A MINHA AVÓ...
    ABRAÇOS E SUCESSO

    ResponderExcluir
  3. ME AJUDOU A ESCOLHER A TINTA A USAR.OBRIGADO!

    ResponderExcluir
  4. Olá eu uso a tinta óleo mas na correria comprei sem perceber a tinta branca acrílica.Eu poderia usar a branca pra misturas com a óleo ou isso não da certo?
    Obrigada
    Lene
    http://lene-atelie.blogspot.com.br/?m=1

    ResponderExcluir
  5. Olá eu uso a tinta óleo mas na correria comprei sem perceber a tinta branca acrílica.Eu poderia usar a branca pra misturas com a óleo ou isso não da certo?
    Obrigada
    Lene
    http://lene-atelie.blogspot.com.br/?m=1

    ResponderExcluir
  6. Olá Kikko.
    Sou iniciante e nunca fiz um curso de pintura, mas tenho me aventurado pintando com tinta acrílica.
    Gostaria de saber se você tem alguma dica para fazer o degrade com facilidade nas cores, como por exemplo um degrade de azul para o céu...

    Boa matéria e essa tela sua ficou muito loka.

    Parabéns

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo, pelo o que eu estava vendo, esse video tem uma técnica boa. https://www.youtube.com/watch?v=YCICx-V8Ylk
      É em ingles, mas da pra ver como ele faz, utilizando um spray de agua sobre o quadro e sobre a tinta, reduz a intensidade da cor.
      Espero ter ajudado!

      Excluir
  7. Pintei muito pouco tempo com óleo, mas fui cativado pelas exuberantes cores do acrílico além de obter os resultados quase que de imediato. Controlando as diluições das camadas é possível obter um resultado bem aproximado ao do óleo, basta esperar uns minutinhos e pronto, salta diante dos olhos aquilo que, com óleo, demoraria 15 dias.

    ResponderExcluir
  8. Boas considerações sobre a tinta acrílica. Eu mesmo trabalho com ela e percebo que proporciona maior vitalidade nas obras. O material contemporânea tem sido melhorado e isso ajuda a valorizar os trabalhos de quem utiliza esse tipo de tinta. Quando se trata de arte, é importante levar em conta as especificidades da obra, não comparando com outras, e cada obra tem o seu valor. Assim devemos defender que as pinturas com a tinta acrílica são tão nobres quanto as feitas a óleo. Valorizo cada uma e defendo aqui o valor das acrílicas na mesma dimensão que o outro material, pois se trata de uma expressão humana e de um recurso encontrado.

    Helder Azevedo.

    ResponderExcluir
  9. Eu ja tentei com as duas e reparei que a óleo apesar de demorar mais a secar, é mais fácil de corrigir alguma falha. Ja a acrílica é mais fácil de limpar os pincéis e não precisa de solventes para limpesa

    ResponderExcluir